Situação Problema 1 "Novidades" (25/04/2017 - manhã)


SP1 "Novidades": Como se adaptar e se empoderar das metodologias ativas considerando a gestão do tempo e o contexto atual?

A situação problema 1 foi desenhada pelo Grupo Alquimia (GD3) em conformidade com a metodologia da espiral construtivista, a qual nos foi apresentada na aula do dia 28/03. Os integrantes do grupo trouxeram várias contribuições de artigos pesquisados sobre o assunto. Esta aula foi uma oportunidade de podermos compartilhar nossas ansiedades e expectativas em relação às metodologias ativas.
Conforme disposto na imagem ao lado foram levantadas pelo grupo as seguintes questões problema:

1) Insegurança em relação ao uso de metodologias ativas;
2) Pouca disponibilidade de tempo;
3) Dificuldade de organização dos trabalhos;
4) Dificuldade de pesquisa em sites científicos;
5) Falta de corresponsabilização aluno-aluno no processo de aprendizagem;
6) Falta de alteridade do professor em relação ao aluno;
7) Falta de objetivos concretos da avaliação final;
8) Dificuldade em estabelecer as prioridades.

Após a apresentação das questões problema, foram formuladas as seguintes explicações (hipóteses):

1) Medo do desconhecido - 1
2) Comprometimento com outras atividades - 2,3 e 8
3) Falta de familiaridade com os sistemas de busca e pesquisa - 4
4) Idiossincrasias - 1 e 8
5) Falha no processo de ensino-aprendizagem - 1, 6 e 7
6) Ausência de pactuação dos papéis e limites dos autores envolvidos - 5

Levantadas todas as explanações foi concluído a atividade com avaliação do grupo e do facilitador. De uma maneira geral todos os participantes foram unânimes em dizer que estão confortáveis com a proposta apresentada no curso e contentes com a participação e empenho do grupo.

Minhas Reflexões

No que diz respeito às minhas contribuições na SP1, destaquei que as metodologias ativas têm nos auxiliado nestes encontros na promoção da autonomia do grupo, contribuindo para o desenvolvimento intelectual e do pensamento crítico de cada participante. Nesse processo, o nosso facilitador é peça fundamental e tem atuado como um grande intermediador, contribuindo para a promoção da nossa autonomia. Nesse âmbito, no que diz respeito aos integrantes do Grupo Alquimia a maioria teve contato durante toda a vida acadêmica com metodologias de ensino focadas em comportamentos de controle, e nesse aspecto pudemos compartilhar experiências comuns. No meu caso em particular, nunca tive contato com a proposta da metodologia ativa, sempre estudando em um ambiente escolar motivado pela competição, no qual as notas funcionavam como poderosas fontes de controle. Já na metodologia ativa percebemos que o professor nos ouve com mais frequência, assumindo com empatia o ponto de vista dos alunos, tendendo mais a centralizar-se nos alunos, com encorajamento de iniciativas e com comunicações não controladoras. Desta forma, as perspectivas dos alunos são acatadas e analisadas o que impulsiona a aprendizagem, a superação de desafios, a resolução de problemas e a construção do conhecimento novo a partir de conhecimentos e experiências prévias dos indivíduos. Nesse caminho, o professor atua como facilitador ou orientador para que o estudante faça pesquisas, reflita e decida por ele mesmo, o que fazer para atingir os objetivos estabelecidos. Na metodologia ativa a problematização é utilizada como estratégia, e o aluno pode promover o seu próprio processo de formação.
As metodologias ativas têm o potencial de despertar a curiosidade, à medida que os alunos se inserem na teorização e trazem elementos novos, ainda não considerados nas aulas ou na própria perspectiva do professor.
Encontramos em Paulo Freire (1996) uma defesa para as metodologias ativas, com sua afirmação de que na educação de adultos, o que impulsiona a aprendizagem é a superação de desafios, a resolução de problemas e a construção do conhecimento novo a partir de conhecimentos e experiências prévias dos indivíduos. Nesse caminho, o professor atua como facilitador ou orientador para que o estudante faça pesquisas, reflita e decida por ele mesmo, o que quer fazer para atingir os objetivos estabelecidos. Na metodologia ativa a problematização é utilizada como estratégia, e o aluno pode promover o seu próprio processo de formação, experimentando variadas soluções para as problemáticas estabelecidas. O que percebo com o aprendizado através das metodologias ativas é que podemos ir muito além do conteúdo ministrado em sala de aula.
KAREN, C. Arco de Charles Maguerez, 2014. Disponível em: <http://educaraovivo.com/arco-de-charles-maguerez/>. Acesso em: 15 de jul. 2016








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