Situação Problema 1 "Novidades" (25/04/2017 - manhã)
SP1 "Novidades": Como se adaptar e se empoderar
das metodologias ativas considerando a gestão do tempo e o contexto atual?
A situação
problema 1 foi desenhada pelo Grupo Alquimia (GD3) em conformidade com a
metodologia da espiral construtivista, a qual nos foi apresentada na aula do
dia 28/03. Os integrantes
do grupo trouxeram várias contribuições de artigos pesquisados sobre o assunto. Esta aula foi uma oportunidade de podermos compartilhar nossas
ansiedades e expectativas em relação às metodologias ativas.
Conforme disposto
na imagem ao lado foram levantadas pelo grupo as seguintes questões problema:
1) Insegurança em
relação ao uso de metodologias ativas;
2) Pouca
disponibilidade de tempo;
3) Dificuldade de
organização dos trabalhos;
4) Dificuldade de
pesquisa em sites científicos;
5) Falta de
corresponsabilização aluno-aluno no processo de aprendizagem;
6) Falta de
alteridade do professor em relação ao aluno;
7) Falta de
objetivos concretos da avaliação final;
8) Dificuldade em
estabelecer as prioridades.
Após a
apresentação das questões problema, foram formuladas as seguintes explicações
(hipóteses):
1) Medo do
desconhecido - 1
2)
Comprometimento com outras atividades - 2,3 e 8
3) Falta de
familiaridade com os sistemas de busca e pesquisa - 4
4)
Idiossincrasias - 1 e 8
5) Falha no
processo de ensino-aprendizagem - 1, 6 e 7
6) Ausência de
pactuação dos papéis e limites dos autores envolvidos - 5
Levantadas todas as
explanações foi concluído a atividade com avaliação do grupo e do facilitador.
De uma maneira geral todos os participantes foram unânimes em dizer que estão
confortáveis com a proposta apresentada no curso e contentes com a participação
e empenho do grupo.
Minhas Reflexões
Minhas Reflexões
No que diz
respeito às minhas contribuições na SP1, destaquei que as metodologias ativas
têm nos auxiliado nestes encontros na promoção da autonomia do grupo,
contribuindo para o desenvolvimento intelectual e do pensamento crítico de cada
participante. Nesse processo, o nosso facilitador é peça fundamental e tem
atuado como um grande intermediador, contribuindo para a promoção da nossa
autonomia. Nesse âmbito, no que diz respeito aos integrantes do Grupo Alquimia
a maioria teve contato durante toda a vida acadêmica com metodologias de ensino
focadas em comportamentos de controle, e nesse aspecto pudemos compartilhar
experiências comuns. No meu caso em particular, nunca tive contato com a
proposta da metodologia ativa, sempre estudando em um ambiente escolar motivado
pela competição, no qual as notas funcionavam como poderosas fontes de
controle. Já na metodologia ativa percebemos que o professor nos ouve com mais
frequência, assumindo com empatia o ponto de vista dos alunos, tendendo mais a
centralizar-se nos alunos, com encorajamento de iniciativas e com comunicações
não controladoras. Desta forma, as perspectivas dos alunos são acatadas e
analisadas o que impulsiona a aprendizagem, a superação de desafios, a
resolução de problemas e a construção do conhecimento novo a partir de
conhecimentos e experiências prévias dos indivíduos. Nesse caminho, o professor
atua como facilitador ou orientador para que o estudante faça pesquisas,
reflita e decida por ele mesmo, o que fazer para atingir os objetivos
estabelecidos. Na metodologia ativa a problematização é utilizada como
estratégia, e o aluno pode promover o seu próprio processo de formação.
As metodologias ativas têm o potencial de
despertar a curiosidade, à medida que os alunos se inserem na teorização e
trazem elementos novos, ainda não considerados nas aulas ou na própria
perspectiva do professor.
Encontramos em Paulo Freire (1996) uma
defesa para as metodologias ativas, com sua afirmação de que na educação de
adultos, o que impulsiona a aprendizagem é a superação de desafios, a resolução
de problemas e a construção do conhecimento novo a partir de conhecimentos e
experiências prévias dos indivíduos. Nesse caminho, o professor atua como
facilitador ou orientador para que o estudante faça pesquisas, reflita e decida
por ele mesmo, o que quer fazer para atingir os objetivos estabelecidos. Na
metodologia ativa a problematização é utilizada como estratégia, e o aluno pode
promover o seu próprio processo de formação, experimentando variadas soluções
para as problemáticas estabelecidas. O que percebo com o aprendizado através
das metodologias ativas é que podemos ir muito além do conteúdo ministrado em
sala de aula.
KAREN, C. Arco de Charles Maguerez, 2014.
Disponível em: <http://educaraovivo.com/arco-de-charles-maguerez/>. Acesso em: 15 de jul. 2016
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